Este site utiliza cookies

Dados necessários para melhorar nosso serviço e personalizar a sua experiência.

Disable Preloader

A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO E O SUCESSO PROFISSIONAL NO AGRONEGÓCIO

Na expressão Agronegócio temos a junção do agro que remete à produção e a palavra negócio que remete à gestão, planejamento, faturamento e resultados.

Neste universo, cada vez mais competitivo, não basta ao profissional do agronegócio apenas ser eficiente em sua função. As exigências por qualificações diferentes que permitam melhor desempenho são cada vez maiores. E uma dessas qualificações é a boa oratória.


Mas o que é Oratória? Por quê aprender a ser um bom orador (a)?




A oratória é a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada. É o conjunto de regras que constituem a arte de falar bem, a arte da eloquência, retórica. Regras e técnicas adequadas para produzir e apresentar um discurso e evidenciar, qualificar, apurar as qualidades e virtudes pessoais do orador.

Uma boa oratória se desenvolve a partir do aprendizado de um conjunto de regras e técnicas que irão auxiliar a estruturar um discurso eficiente.

No universo dos negócios, em todas as áreas, e no agronegócio por estar cada dia mais profissionalizado e competitivo, a oratória pode determinar o sucesso ou o insucesso da apresentação de ideias de negócios, projetos e atividades que dependam da persuasão de outras pessoas.

Pesquisas revelam que o medo de falar em público é o mais temido do ser humano. Muito maior do que o medo de ter problemas financeiros, ficar doente e, inclusive, de morrer. Superar a ansiedade, vencer o medo de falar em público é o desafio de bilhões de seres humanos.

Além do medo, o nervosismo e a insegurança com relação ao tema a ser apresentado, constituem barreiras emocionais que comprometem a fala do orador (a).


Por isso uma boa preparação é essencial para evitar estes problemas.


  • Tenha pensamentos e atitudes positivas, isto diminuirá a liberação de adrenalina pelo seu corpo. Tenha ''FÉ'', acredite em Deus, em você, nas pessoas que te apoiam e em especial na mensagem ou assunto que você vai falar.
  • Faça com que o seu corpo acompanhe a sua fala. A linguagem corporal afeta a maneira como os outros nos veem.
  • Aproveite pequenas reuniões, almoços em família, festinhas, como oportunidades de falar em público.
  • Seja estudioso (a), procure ter domínio das variáveis do assunto em que vai falar;
  • Fale do assunto que você tem domínio;
  • Evite postura fechada: braços cruzados, ambos encolhidos, mãos no bolso, dedo na boca, demonstrando uma busca de autoproteção.
  • Se antes de começar o seu discurso tiver se sentindo nervoso (a) ou com ansiedade, tente equilibrar sua respiração. Respirar lentamente transmite ao sistema nervoso central a sensação de que está tudo bem. Isto diminui a ansiedade e reduz os níveis de cortisol.
  • A prática leva a perfeição. Se estiver inseguro, pratique quantas vezes for necessário. Faça a sua apresentação em frente do espelho, e para amigos e familiares, aproveite para conferir se o tempo do seu discurso está de acordo com o previsto.


Ser um bom orador ou uma boa oradora é, portanto, a arte de impressionar fortemente os ouvintes, dando vida e continuidade a sua fala e provocando prazer, motivação e ação naqueles que escutam a apresentação.


O bom orador (a) tem presença de espírito e jogo de cintura para encarar situações difíceis ou hostis que possam ocorrer.


Pierre Vasconcelos

Gerente Acadêmico do CMC – Centro Multiplicador de Capacitação


Se você trabalha no agronegócio, ou precisa falar em público, e exerce funções como gerência, administração, liderança, professores ou cargos públicos saiba mais sobre Oratória acessando o link abaixo.


https://mla.bs/7174f5f2

Compartilhe:

Tags: agronegocio, arte de falar em público, medo de falar em público, oratória, retórica, sucesso profissional

Comentário(s)

Fique bem informado